I made this widget at MyFlashFetish.com.

LUTA CONTRA O SIDA


HIV e SIDA em Moçambique
© UNICEF/MOZA-01671/G.Pirozzi

Em crescente propagação

Uma crescente proporção de Moçambicanos está a ficar infectada com HIV, sendo a maioria das novas infecções registada nos jovens. Em 2000, a prevalência nacional do HIV nos adultos – entre os 15 e os 49 anos de idade – foi calculada em 12.2 por cento e em 2006 aumentou para 16.2 por cento.

Cerca de 58 por cento dos Moçambicanos infectados com HIV são mulheres. As raparigas com idades entre os 15–19 anos têm uma probabilidade três vezes superior de contrair a infecção do que os rapazes na mesma faixa etária.

Os adolescentes estão mais em risco de contrair HIV devido à sua falta de conhecimento sobre como prevenir a infecção, pressão dos pares e comportamento de risco. Moçambique está a registar um número crescente de crianças seropositivas. Em 2006, cerca de 99.000 crianças com menos de 15 anos viviam com HIV ou SIDA; a maioria destas tem menos de cinco
anos de idade.

Calcula-se que até 2010, o número aumente para 121.000. A maioria das crianças foi infectada através da transmissão do HIV de mãe para filho e muitas não vivem muito tempo sem tratamento. A pandemia do SIDA está também a agravar a crise de órfãos no país: dos 1.6 milhões de crianças órfãs, um quinto perdeu os pais devido ao SIDA. As crianças órfãs devido ao HIV e SIDA estão particularmente vulneráveis ao abuso e exploração devido ao estigma e à falta de cuidados e de supervisão dos adultos.

Em 2005, o UNICEF e outros parceiros lançaram uma campanha global sobre crianças e o SIDA com foco em quatro áreas de resultados, conhecidos como os “Quatro Ps”:

* Prevenir a transmissão vertical do HIV/SIDA de mãe para filho
* Providenciar tratamento pediátrico às crianças infectadas pelo HIV/SIDA
* Prevenir a infecção pelo HIV/SIDA entre adolescentes e jovens
* Proteger e apoiar as crianças afectadas pelo HIV e SIDA

Moçambique foi dos primeiros países a advogar a iniciativa, sob o alto patrocínio da Primeira Dama. Actualmente, vários parceiros estão a aliar forças a nível de políticas, advocacia e a nível técnico para apoiar o aumento da escala da resposta nacional para as crianças infectadas e afectadas pelo HIV e SIDA.

As intervenções de HIV e SIDA integram todos os programas do UNICEF nas áreas de saúde e nutrição infantil, educação básica, água e saneamento ambiental, protecção das crianças e resposta de emergência.


FONTE:http://www.unicef.org/mozambique/pt/hiv_aids.html

TENHA UM DIA FELIZ

Copie essa postagem para seu Blog:

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails